sábado, 6 de setembro de 2008

MANUAL DO DISCIPULADOR:

O QUE É DISCIPULAR?
● É exercício de fortalecer os seguidores de
Cristo.
● É uma ordem de Jesus.
● É manter um relacionamento onde há
transferência de valores.
● É transmitir:
– Atitudes.
– Habilidades.
– Objetivos
– II Tim.2.2... e o que de mim ouviste de muitas
testemunhas, transmite-o a homens fiéis, que
sejam idôneos para também ensinarem os outros.

É UM TRABALHO CONJUNTO:
● JESUS, O EDIFICADOR.
– “E eu edificarei a minha igreja... Onde estiveres
dois ou três reunidos em meu nome estarei no
meio deles.”
● O DÍSCÍPULO
– É alguem que deseja ser imitador de Cristo.
● O DISCIPULADOR.
– É alguém que se compromete a cuidar, ensinar,
amar, fortalecer uma pessoa, até que Cristo seja
formado nela.

MARCAS DO DISCIPULADOR:
● Estilo de vida exemplar.
● Admoesto-vos, portanto, que sejais meus imitadores”
(1 Coríntios 4.16)
● Vida de oração.
● Disponibilidade.
● Manejo na Bíblia.
● Cheio de fé.
● Cheio de bondade.
● Confiável.
● Coração de servo.“

JESUS, O DISCIPULADOR:
● Jesus ensinava pelo exemplo pessoal.
● Os discípulos aprendiam pela experiência.
● Jesus providenciava oportunidades de ensino.
● Os discípulos aprendiam pela comunhão uns
com os outros.

BARNABÉ – EXEMPLO DE
DISCIPULADOR:
● At. 11:24...,porque era homem de bem, e cheio
do Espírito Santo e de fé. E muita gente se uniu
ao Senhor.
● Era homem de bem,
● era cheio do Espírito Santo,
● e cheio de fé.
● Fiel nas contribuições .
● Atos 4.36-37 Então José, cognominado pelos apóstolos
Barnabé (que quer dizer, filho de consolação), levita, natural de
Chipre, possuindo um campo, vendeu-o, trouxe o preço e o
depositou aos pés dos apóstolos.
● At 4:36... José, cognominado pelos apóstolos
Barnabé (que quer dizer, filho de consolação),
levita, natural de Chipre...
● Seu nome destacava sua conduta (Barnabé,
filho da consolação):
– era amoroso,
– encorajador,
– consolador,
– amigo.

BARNABÉ E PAULO
● Barnabé o tomou para si, quando sofreu
discriminação da igreja em Jerusalém.
– At 9:26-27. Tendo Saulo chegado a
Jerusalém, procurava juntar-se aos
discípulos; mas todos o temiam, não
crendo que fosse discípulo. Então
Barnabé, tomando-o consigo, o levou aos
apóstolos, e lhes contou como no caminho
ele vira o Senhor e que este lhe falara, e
como em Damasco pregara ousadamente
em nome de Jesus.
● Barnabé manteve Saulo ao seu lado por um
ano.
● At 11:25,26 Partiu, pois, Barnabé para Tarso,
em busca de Saulo; e tendo-o achado, o levou
para Antioquia. E durante um ano inteiro
reuniram-se naquela igreja e instruíram
muita gente; e em Antioquia os discípulos pela
primeira vez foram chamados cristãos.
● Ele começa a ajudar Barnabé.
● Veja a importância do discipulado. Saulo se
torna o grande Paulo, o precioso apostolo dos
gentios.

AS 4 FASES DO DISCIPULADO:
● 1. Integração (se conhecendo)
● 2. Confrontação de valores, prioridades e
práticas.
● 3. Comunhão, no amor de Cristo...de quem todo o
corpo, bem ajustado e consolidado, pelo auxílio de toda
junta, segundo a justa cooperação de cada parte, efetua o
seu próprio aumento para a edificação de si mesmo em
amor.” (Efésios 4.16)
● 4. Trabalhando em conjunto
– Discipulador e discípulo.
– Companheirismo.

OS SETE VERBOS DO
DISCIPULADOR:
● OUVIR.
● INTERCEDER.
● ENSINAR.
● FORMAR.
● PERSEVERAR.
● INTEGRAR.
● ENVIAR.

1. OUVIR:
● (Tiago 1.19) “Sejam todos prontos para ouvir,
tardios para falar...”.
● ESCUTANDO ATIVAMENTE:
– Necessidades.
– Medos.
– Alegrias.
– Convicções.
● ESCUTANDO COM ACEITAÇÃO:
– Percebendo detalhes importantes.
– Observando emoções nas palavras.
– Não julgando ou condenando enquanto ouve.
● COM POSTURA DE ESCUTA:
– Ouvindo com o corpo todo.
– 55% da expressão vem da postura do corpo.
– 38% vem da expressão vocal.
– 7% vem das palavras que usamos.
● QUATRO ERROS QUE DEVEMOS EVITAR:
– 1. Ignorar o que está sendo dito.
– 2. Pensar na resposta antes de ouvir tudo.
– 3. Dar impressão de estar ouvindo, mas desligado.
– 4. Filtrar somente o que interessa ouvir.

2. INTERCEDER:
● É ESTAR ENTRE DEUS E O DISCÍPULO.
● É COLOCAR-SE NO LUGAR DO OUTRO.
● É PLEITEAR SUAS CAUSAS COMO SE
FOSSEM SUAS.
● João 17:9 – “É por eles que eu rogo; não rogo
pelo mundo, mas por aqueles que me deste,
porque são teus;”
● (Efésios 6:18)... com toda oração e súplica,
orando em todo tempo no Espírito e para isto
vigiando com toda perseverança e súplica por
todos os santos.

3. ENSINAR:
● Não é só informar.
● É colocar princípios (não regras).
● É mudar valores.
● É modificar as prioridades.
● É trazer novas práticas (hábitos).

COMO FUNCIONA?
● 1. Conhecendo os princípios de Deus.
● 2. Com base nos princípios, firmar meus
valores.
● 3. Os valores vão determinar as minhas
práticas.
● 4. As minhas práticas tornam-se meus hábitos.
● 5. Meus hábitos formam meu caráter.
● Princípios-->valores-->práticas-->hábitos--
>caráter do discípulo.

O PROCESSO DE APRENDER:
● NÓS GUARDAMOS:
– 10% DO QUE LEMOS.
– 20% DO QUE OUVIMOS.
– 30% DO QUE VEMOS.
– 50% DO QUE VEMOS E OUVIMOS.
– 70% DO QUE DEBATEMOS.
– 80% DO QUE EXPERIMENTAMOS.
– 95% DO QUE ENSINAMOS.

4. FORMAR:
● É usar a própria vida para formar o discípulo.
● Filipenses.4.9 O que também aprendestes, e
recebestes, e ouvistes, e vistes em mim, isso
praticai; e o Deus de paz será convosco.
– É fazer primeiro.
– É obedecer primeiro.
– É servir primeiro.
● Sendo transparente.
● Não significa ser perfeito, mas mostrar intensa
disposição de seguir Jesus.

5. PERSEVERAR:
● Não é prova de velocidade, mas de resistência.
● Repetir quando necessário.
● (2 Pedro 1.12) Pelo que estarei sempre pronto para
vos lembrar estas coisas, ainda que as saibais, e
estejais confirmados na verdade que já está
convosco.
● Insistir para que:
– O discípulo tenha vida pessoal com Deus.
– O discípulo tenha um testemunho pessoal.
● (2 Coríntios 12.15).“Eu de boa vontade me gastarei e
ainda me deixarei gastar em prol das vossas almas.”

6. INTEGRAR:
● Conheça o “oikos” (círculo familiar e social) do
discípulo.
● Faça visitas, construa pontes.
● Promova reuniões de testemunho.
● Procure se relacionar com estas pessoas.
– Aumentando as possibilidades de evangelismo.
– Evitando eventuais hostilidades.

7. ENVIAR:
● “Então designou doze para estarem com ele e
para os enviar a pregar...” (Marcos 3.14)
● Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a
toda criatura.” (Marcos 16.15)
● Assim como tu me enviaste ao mundo,
também eu os enviei ao mundo. (João 17:18 )
● NÃO BASTA SERMOS DISCÍPULOS, TEMOS QUE SER
DISCÍPULOS QUE FAZEM DISCÍPULOS!

5 PASSOS DE EDIFICAÇÃO:
● 1. Se conhecendo (identificando):
– Emoções expressas.
– Necessidades (falso x real)
● 2. Confrontando com amor:
– Comportamentos.
– Valores.
– Prioridades.
● 3. Ensinando:
– Oferecendo informações.
– Mostre o que dá mais glória a Deus.
– Deixando pra ele as decisões.
● 4. Encorajando:
– Para que mude valores, práticas e prioridades.
● 5. Enviando:
– Para edificar outros.

ENSINE VIDA EQUILIBRADA:
● PRATICANDO O PROPÓSITO DE DEUS DE
MANEIRA EQUILIBRADA:
– 1. INTEGRANDO NA COMUNHÃO DA IGREJA.
– 2. CRESCENDO À SEMELHANÇA DE JESUS.
– 3. SERVINDO OS IRMÃOS E TODAS PESSOAS.
– 4. FALANDO DO AMOR DE JESUS AOS
DESCRENTES.
– 5. SENDO UM ADORADOR.

1. COMUNHÃO:
● BATISMO E SANTA CEIA.
● INCENTIVANDO O ESTAR JUNTOS.
● "Portanto, vocês já não são estrangeiros nem
forasteiros, mas concidadãos dos santos e
membros da família de Deus". (Ef 2:19).
● COMPROMETENDO-SE.
● MUTUALIDADES.
– SERVIR.
– PERDOAR.
– CORRIGIR.
– INCENTIVAR.

2. SEMELHANÇA DE CRISTO:
● "Pois aquele que de antemão conheceu, também os
predestinou para serem conformes à imagem de seu
Filho…" (Rm 8:29).
● O FRUTO DO ESPÍRITO=CARÁTER
– Amor (não egoísmo, pratica atos de amor)
– Alegria (pela certeza da salvação)
– Paz (com todos)
– Longanimidade (paciência longa, tudo suporta)
– Benignidade (não julga, perdoa sempre)
– Bondade (não áspero, suave)
– Fidelidade (cumpre o que promete)
– Mansidão (humildade)
– Domínio próprio (firmeza no que crê)

3. SERVINDO:
● OFERTANDO E DIZIMANDO.
● AJUDANDO DESCOBRIR SEU MINISTÉRIO:
– Talentos naturais.
– Dons.
– Habilidades.
– Experiências.
– Inclinações do coração.
● INCENTIVANDO A PRATICA.
● I Pedro 4.10 ...servindo uns aos outros
conforme o dom que cada um recebeu,
como bons despenseiros da multiforme graça
de Deus.

4. EVANGELIZANDO:
● CONHECENDO PROFUNDAMENTE O
PLANO DE SALVAÇÃO.
● CONHECENDO O CORAÇÃO DE DEUS.
● ABRINDO OS OLHOS PARA A SEARA.
● TREINANDO (métodos e estratégias).
● ENVIANDO.
● "Vão pelo mundo todo e preguem o evangelho
a todas as pessoas" Mc. 16:15.

5. SENDO UM ADORADOR:
● AJUDANDO CONHECER DEUS
● AGRADANDO-SE DE DEUS.
● AGRADANDO DEUS.
● VIDA DEVOCIONAL.
● … que apresenteis os vossos corpos como um
sacrifício vivo, Santo e agradável a Deus, que é
o vosso culto racional." (Rm 12:1).


OS DEZ MANDAMENTOS DO
DISCIPULADOR:
● 1. OUÇA:
– O Espírito Santo.
– O discípulo.
– Faça perguntas até entender.
– Observe a linguagem corporal.
– Observe as emoções.
● 2. PREFIRA ESCLARECER DO QUE
DETERMINAR:
– O esclarecimento traz discernimento.
– Esclareça e depois deixe ele mesmo decidir.
● 3. NÃO ASSUMA RESPONSABILIDADES
PELO DISCÍPULO.
– É um risco assumir responsabilidades que são do
discípulo.
– Melhor é ensinar, para que ele mesmo decida e
resolva seu problema.
– A melhor ajuda será sua oração, seu tempo,
sabedoria e amor.
● 4. PROPORCIONE UM AMBIENTE SEGURO:
– Não apresse julgamentos.
– Deixe que primeiro ele mude seus valores.
– Lembre-se: só Deus dá o verdadeiro
arrependimento.
– Ele precisa um ambiente seguro para abrir o
coração.
– Se tiver que confrontar:
– Confronte em amor e para edificação.
– Ajunte elogios sempre que possível.
● 5. INCENTIVE O DISCÍPULO NO DESCOBRIR E ENTENDER A
A VONTADE DE DEUS:
– Ajude diferenciar princípios de Deus e regras religiosas.
– Tendo vida pessoal com Deus.
– Lendo e estudando a palavra.
– Obedecendo.
● 6. EVITE SALVAR O DISCÍPULO DE SUA ESTUPIDEZ
– Vítimas legítimas devem ser alvos do amor,
compaixão e apoio.
– Mostrar que a estupidez tem consequências.
– Sofrer as consequências pode ser útil.
– Mostrar o princípio da semeadura.
– Discernir entre ajudar ou apenas apoiar.
– Prov.19.19 Homem de grande ira tem de sofrer o
dano; porque se o livrares, terás de o fazer de
novo.
● 7. SEJA PACIENTE:
– As vezes, o discípulo ainda não conhece as causas
do seu problema.
– É preciso revelação de Deus.
– Sua paciência é a esperança do discípulo.
– Seja perseverante.
● 8. INCENTIVE O DISCÍPULO A TER NOVAS
EXPERIÊNCIAS:
– Observe os discípulos que contam sempre a
mesma experiência.
– Mostre a situação em amor.
– Encoraje novos alvos de oração, santidade, serviço
e evangelismo.
● 9. SEJA CRIATIVO:
– Use livros, filmes, jornais, etc.
– Leve seu discípulo a eventos de crescimento.
– Use novas ferramentas para o discipulado.
● 10. EVITE “QUEBRAR O GALHO”
FINANCEIRO DO DISCÍPULO:
– Se tiver direção de Deus para dar ou emprestar,
faça-o de tal maneira que ele não se torne
dependente.
– Verifique a origem das dificuldades.
– Melhor ensinar postura correta do que “quebrar o
galho”.

PROBLEMAS DA FALTA DE
DISCIPULADO:
● HB 5:12.12 ...necessitais de que se vos torne a ensinar
os princípios elementares dos oráculos de Deus, e vos
haveis feito tais que precisais de leite, e não de alimento
sólido.
1. Está propenso a se desviar com facilidade.
2. Não cresce adequadamente.
3. É presa fácil para heresia.
4. É improdutivo.
5. É uma brasa só, e logo esfriará.
6. Ser dois, é um principio divino
Prov. 4.9-10 Melhor é serem dois do que um, porque têm
melhor paga do seu trabalho. Pois se caírem, um
levantará o seu companheiro; mas ai do que estiver só,
pois, caindo, não haverá outro que o levante.

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