segunda-feira, 8 de setembro de 2008

A CEIA DO SENHOR, UMA ORDENANÇA:

AS DUAS ORDENANÇAS:
1. BATISMO NAS ÁGUAS:
Ato de obediência.
Porta de entrada do Reino.
Incluídos na sua morte.
Incluídos na sua ressurreição (vida)
Incluídos na comunhão da igreja.

2. CEIA DO SENHOR
É uma ordem do Senhor.
(Mat.11:25) Semelhantemente também, depois de cear, tomou o cálice, dizendo: Este cálice é o novo pacto no meu sangue; fazei isto, todas as vezes que o beberdes, em memória de mim.

O QUE É A CEIA?
(I Cor 11.25) Semelhantemente também, depois de cear, tomou o cálice, dizendo: Este cálice é o novo pacto no meu sangue; fazei isto, todas as vezes que o beberdes, em memória de mim.
1. É UMA ALIANÇA, UM PACTO.
2. É UMA LEMBRANÇA QUE APONTA PARA O:
Passado
Presente
Futuro.

O QUE É UMA ALIANÇA?
É um compromisso solene:
Pelo beber da mesma bebida.
Pelo comer do mesmo pão.
São obrigações recíprocas.
Aceitas e aprovadas pelos participantes.
Não pode ser quebrada.

LEMBRANDO O PASSADO:
A OBRA CONSUMADA DE JESUS:
(I Cor.11.26) Porque todas as vezes que comerdes deste pão e beberdes do cálice estareis anunciando a morte do Senhor, até que ele venha.
Salvação no calvário.
Testemunho do amor, misericórdia e graça.
A segurança e a alegria da salvação.

LEMBRANDO O FUTURO:
NOSSO ENCONTRO COM JESUS:
(I Cor.11.26) Porque todas as vezes que comerdes deste pão e beberdes do cálice estareis anunciando a morte do Senhor, até que ele venha.
(Mateus 26.29) Mas digo-vos que desde agora não mais beberei deste fruto da videira até aquele dia em que convosco o beba novamente, no reino de meu Pai.

LEMBRANDO O PRESENTE:
OS DOIS ASPECTOS DA ALIANÇA:

1. A ALIANÇA DE JESUS COM A IGREJA E
2. A ALIANÇA ENTRE NÓS:
(I Cor. 11.25) Semelhantemente também, depois de cear, tomou o cálice, dizendo: Este cálice é o novo pacto no meu sangue; fazei isto, todas as vezes que o beberdes, em memória de mim.

UMA ALIANÇA ONDE JESUS:
Nos dá vida eterna.
Nos alimenta e cuida
UMA ALIANÇA ONDE NOSSA PARTE É:
Crer em Jesus e sua obra.
Termos o compromisso de obedecê-lo.

A ALIANÇA ENTRE NÓS:
Reconheço que você é meu irmão.
Somos membros da mesma família.
Somos membros de um corpo.
Eu me comprometo a:
Amá-lo.
Cuidar de você.
Suportá-lo em amor.
Sua dor é a minha dor.
Sua alegria é a minha alegria.

A ALIANÇA ENTRE NÓS:
NÃO DEPENDE DAS MINHAS EMOÇÕES OU CIRCUNSTÂNCIAS:
Depende unicamente daquilo que aliançamos.

SIGNIFICA QUE:
Estou ligado ao cabeça que é Jesus.
Estamos ligados uns aos outros por:
juntas
ligamentos (músculos) .

O CORPO DEPENDE DAS JUNTAS E LIGAMENTOS PARA:
1. QUE O CORPO FUNCIONE.
2. QUE O CORPO CRESÇA.
(Ef. 4.15-16)... antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo, do qual o corpo inteiro bem ajustado, e ligado pelo auxílio de todas as juntas, segundo a justa operação de cada parte, efetua o seu crescimento para edificação de si mesmo em amor.

O CORPO DEPENDE DAS JUNTAS E LIGAMENTOS PARA:
QUE TODOS OS MEMBROS SEJAM SUPRIDOS MATERIAL E ESPIRITUALMENTE.
(Col.2.19)... e não retendo a Cabeça, da qual todo o corpo, provido e organizado pelas juntas e ligaduras, vai crescendo com o aumento concedido por Deus.
Na igreja primitiva isto funcionava:
(Atos 4.34) “Pois não havia entre eles necessitado algum...”
(II Cor.9.8) “E Deus é poderoso para fazer abundar em vós toda a graça, a fim de que, tendo sempre, em tudo, toda a suficiência, abundeis em toda boa obra;”

COMO QUEBRAMOS A ALIANÇA?
1. Quando participo da ceia sem noção do que estou fazendo.
2. Quando não estou ligado com o cabeça que é Jesus através de um relacionamento pessoal.
3. Quando peco e não me arrependo.
4. Quando não estou ligado corretamente com os outros crentes aos quais Deus tem nos ligado no corpo:
Não estou bem ajustado.
Não estou totalmente ligado.

NÃO ESTOU AJUSTADO E LIGADO QUANDO:
1. Não tenho compromisso com o corpo.
2. Não sei meu lugar no corpo.
3. Não amo meus irmãos.
4. Abandono o congregar (reunir).
Heb.11.25 “...não abandonando a nossa congregação, como é costume de alguns, antes admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais, quanto vedes que se vai aproximando aquele dia.”

É SEMELHANTE AO CASAMENTO:
QUE TAMBÉM É UMA ALIANÇA.
ASSIM COMO NA CEIA:
Sua estabilidade depende unicamente da aliança.
Não depende de:
Compatibilidade.
Atração sexual.
Preferências pessoais.
Conveniências pessoais

É SEMELHANTE AO CASAMENTO:
NO CASAMENTO A QUEBRA DA ALIANÇA CAUSA:
Separações e divórcios.
Filhos infelizes.
Lares destruídos.

NA IGREJA A QUEBRA DA ALIANÇA CAUSA:
Divisões, rivalidade e ciúmes.
Corpo fraco e despedaçado.
Corpo que não funciona como devia.

QUANDO A ALIANÇA É COLOCADA A PROVA?
Quando sou tentado pela justiça própria e não mais dependo da obra da cruz:
“Eu mereço a salvação, afinal sou tão santo e faço tantas obras boas”.
Quando as pressões entre nós começam a acontecer:
“Meu irmão não pensa exatamente como eu”.
“Meu irmão me feriu e estou magoado”.
“Eu não posso perdoar”.
“Eu não quero pedir perdão”.

CONSEQUÊNCIAS DE UMA ALIANÇA QUEBRADA:
ESTE FOI O PECADO PRINCIPAL DE JUDAS:
(Salmo 41.9) Até o meu próprio amigo íntimo em quem eu tanto confiava, e que comia do meu pão, levantou contra mim o seu calcanhar.

CORREMOS RISCO SEMELHANTE:
I Cor. 11.29-30 Porque quem come e bebe, come e bebe para sua própria condenação, se não discernir o corpo do Senhor. Por causa disto há entre vós muitos fracos e enfermos, e muitos que dormem.

CONSEQUÊNCIAS DE UMA ALIANÇA QUEBRADA:
TODO CORPO (A IGREJA) SOFRE:
Os membros não são mais supridos.
Não existe harmonia e acordo.
Não existe mais crescimento.
O corpo fica doente:
I Cor 11.30 “Por causa disto há entre vós muitos fracos e enfermos, e muitos que dormem.”

O QUE DEVEMOS FAZER?
FAZER UM EXAME PESSOAL.
Do meu relacionamento com Jesus.
Do meu relacionamento com meus irmãos.
I Cor. 11.31-32 “ Mas, se nós nos julgássemos a nós mesmos, não seríamos julgados; quando, porém, somos julgados pelo Senhor, somos corrigidos, para não sermos condenados com o mundo”.

O QUE DEVEMOS FAZER?
NOS SUBMETERMOS A DISCIPLINA DO SENHOR:
Heb.12.11 Na verdade, nenhuma correção parece no momento ser motivo de gozo, porém de tristeza; mas depois produz um fruto pacífico de justiça nos que por ele têm sido exercitados.
Pelo arrependimento.
Pela mudança de atitude.
Pela reconciliação.

Nenhum comentário: