domingo, 8 de julho de 2007

DEUS AMOU DE TAL MANEIRA:

DEUS AMOU DE TAL MANEIRA: (A grande revelação).

(João 3:16) - Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.

I - Deus amou: (Deus se revela)
Deus é El Shadai (todo poderoso), Jeova Jire (provedor), Adonai (Senhor).
Mais que qualquer coisa, o que identifica Deus: Deus é Amor. Amor é o DNA de Deus.
O amor deve nos identificar: Amor é o DNA do discípulo (filho de Deus).
(João 13:34) - Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis.
(João 13:35) - Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros.

II - O Mundo: (Deus revela sua misericórdia)
Isto inclui todas as pessoas. Não tem pessoas excluídas.
O amor providenciou tudo. Salvação, santificação, o que necessitamos.
Deus quer que todos sejam salvos. Todos são alvos do amor de Deus.
Está tudo providenciado. Suficientemente providenciado.

III - De tal maneira: (Deus releva a profundidade de seu amor)
1. De maneira implacável – tão intensamente – que não pode ser removido.
(Romanos 8:38) - Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir.
(Romanos 8:39) - Nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor.

2. Não depende de como me sinto, do meu pecado ou onde estou.
É o amor que persegue o Propósito. O amor nos persegue obstinadamente. o
Um amor disposto a sacrificar tudo. Até ao auto-sacrifício.
(O Deus de amor pode nos disciplinar como filhos, mas nunca nos abandona.)

IV - Que deu seu filho: (Deus revela o seu Filho, o amor na prática)
1. É um amor que faz – opera.
Não ficou no sentimento – Deu seu Filho.
Ele sempre nos amou, mas o sentimento virou ato – Jesus a graça manifesta.

2. É um padrão para nós: (um caminho mais que excelente)
I Cor 13 – amor que pratica. Não tem como ficar só no sentimento.
O amor pratica a paciência, pratica a bondade.
Quem ama faz:
(I João 3:17) - Quem, pois, tiver bens do mundo, e, vendo o seu irmão necessitado, lhe cerrar as suas entranhas, como estará nele o amor de Deus
(I João 3:18) - Meus filhinhos, não amemos de palavra, nem de língua, mas por obra e em verdade.

3. É um amor que serve – amar é servir (pratica o amor).
A - Fomos criados, salvos e chamados para servir.
(Efésios 2:10) - Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas.

B - Amar é servir, servir é atender as necessidades do irmão.
O primeiro passo é ouvir, com qualidade.
Ouvir a pessoa e o Espírito Santo.
Ouvir sem pré-julgamentos.
Ouvir com tempo (dando dignidade a pessoa).
Saber a necessidade do irmão.
O segundo passo é me colocar no lugar do irmão.
(Filipenses 2:2) - Completai o meu gozo, para que sintais o mesmo, tendo o mesmo amor, o mesmo ânimo, sentindo uma mesma coisa
Sentir qual a necessidade do irmão.

O terceiro passo é praticar.
Até que se torne um habito.
Quando é um hábito, é parte do nosso caráter (soma de nossos hábitos).

C - Deus ouve clamor do homem: (a grande notícia).
Coloca-se no teu lugar (sentiu tua dor)
Sacrifica-se por ti. (se coloca no teu lugar).
Devemos ser conhecidos por esta prática.

4. É um amor que nos liga (conecta) com Jesus:
(João 15:5) - Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer.
(João 15:10) - Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor; do mesmo modo que eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai, e permaneço no seu amor.
(João 15:12) - O meu mandamento é este: Que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei.
(João 15:13) - Ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a sua vida pelos seus amigos.
Ligados na videira, o resultado é muito fruto.
Jesus (a videira): o amor e graça de Deus encarnado como homem.
O fruto da videira do amor é o amor praticado.

Como somos ligados na videira?
Guardando os mandamentos, verso 10
O mandamento é amar uns aos outros, verso 12

Somente somos ligados e damos frutos se praticamos o amor.
Somos ligados à videira – Jesus, o amor revelado.
O que nos liga é o amor praticado.
O fruto esperado é o amor praticado.

5. É um amor que nos capacita ao ministério:
a) É a única motivação legítima.
(I Corintios 13:2) - E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria.

b) A resposta de amor ao amor nos qualifica ao ministério.
(João 21:17) - Disse-lhe terceira vez: Simão, filho de Jonas, amas-me? Simão entristeceu-se por lhe ter dito terceira vez: Amas-me? E disse-lhe: SENHOR, tu sabes tudo; tu sabes que eu te amo. Jesus disse-lhe: Apascenta as minhas ovelhas.

V - Para que todo aquele que crê não pereça. (Deus revela seu objetivo)
O resultado do amor de Deus é nossa salvação – vida eterna.

O resultado do amor é restaurar o propósito de Deus.
Salvar uma grande família (o objetivo é o mundo todo).
Uma família com o caráter de Jesus.
Principal característica de Jesus : AMAR.
O amor (a graça de Deus) é o que nos discípula (ensina) de verdade.
(Tito 2:11) - Porque a graça de Deus se há manifestado, trazendo salvação a todos os homens
(Tito 2:12) - Ensinando-nos que, renunciando à impiedade e às concupiscências mundanas, vivamos neste presente século sóbria, e justa, e piamente.

APLICAÇÃO:

(João 3:16) - Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.

O amor de Deus nos constrange a uma resposta:
(II Corintios 5:14) - Porque o amor de Cristo nos constrange, julgando nós assim: que, se um morreu por todos, logo todos morreram.

1. Resposta ao amor, como filhos, é agradar (obedecer) a Deus, como Pai.
a) Obediência sem ser resposta ao amor é legalismo.
A alternativa é a Lei que produz, ou rebeldia, ou legalismo.

b) Santidade que não for resposta ao amor e graça de Deus, nos torna:
Orgulhosos espirituais. (uma falsa santidade).
Julgadores e acusadores de nossos irmãos. (aliados de Satanás).

c) Mas o amor praticado cumpre toda lei.
(Gálatas 5:14) - Porque toda a lei se cumpre numa só palavra, nesta: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo.

2. Resposta ao amor é dizer SIM. EU CREIO, EU QUERO, EU ACEITO.
Está tudo providenciado:
Suficientemente providenciado.
É só buscar pela fé.

Amor de Jesus diz: “o que queres que eu te faça”.
Lucas 18:41) - Dizendo: Que queres que te faça? E ele disse: Senhor, que eu veja
(Lucas 18:42) - E Jesus lhe disse: Vê; a tua fé te salvou
(Lucas 18:43) - E logo viu, e seguia-o, glorificando a Deus. E todo o povo, vendo isto, dava louvores a Deus

O que tu queres?
Salvação, vida eterna ou ser mais parecido com Jesus?
Ser batizado no poder do Espírito Santo?
Ser libertado de depressão, do medo, da ansiedade?
Uma benção, ou que um milagre aconteça em tua vida?
(Atos 10:38) - Como Deus ungiu a Jesus de Nazaré com o Espírito Santo e com virtude; o qual andou fazendo bem, e curando a todos os oprimidos do diabo, porque Deus era com ele.

O que precisava ser feito foi providenciado pelo amor de Deus: JESUS.

Eu te convido a receber este amor!
O amor que vai mudar tua vida.

Nenhum comentário: