sexta-feira, 13 de julho de 2007

COMO SAÍMOS DA COBERTURA OU COMO TIRAMOS A CERCA AO REDOR DE NÓS

1. Não Andar na Luz – I Jo 1:5-7
Andar na luz quer dizer andar segundo a Palavra de Deus e a liderança do Espírito Santo. O Espírito se move no interior e a Palavra do lado de fora. Se não temos comunhão com Deus e com todos os irmãos, então não estamos andando na luz. Se andarmos na luz, como Deus na luz está, teremos consciência dos nossos erros como Deus mesmo os vê, e seremos levados à confissão e ao perdão dos pecados. Se existe barreira em nosso coração para termos comunhão com qualquer irmão ou irmã, isso significa que não estamos andando na luz.

2. Um Espírito não Perdoador – II Co 2:8-11
Paulo está falando de homem que ele havia entregue a Satanás para a destruição da carne (I Co 5), mas ele se arrependeu e Paulo também, Se Paulo não o perdoasse, Satanás ganharia vantagem sobre ele e isso o deixaria descoberto. Devemos reconhecer os ardis de Satanás. A Parábola de Mateus 18 nos fala sobre a falta de perdão e os seus resultados. Um espírito não perdoador abre as portas para os atormentadores. Foi isso que aconteceu com Saul em relação a Davi.

3. Não Amar Uns aos Outros – I Jo 2:10
Se eu não amo meus irmãos, não estou andando na luz e por isso estou descoberto. Certamente vou tropeçar e cair. Quando nascemos de novo, amamos todos os irmãos. É tão fácil. Mas à medida que vamos conhecendo seus defeitos começamos a julgar e criticar e dizemos: “como posso amar tal pessoa?” Mas se não amamos estamos descobertos. Está é uma lei absoluta. Se não amo, saí da cobertura.

4. Uma língua descontrolada – Tg 4:11 – Gl 5:14,15 – Tg 3:2, 8 e 9
Um cristão pode ser consumido? Certamente. Se mordemos e nos devoramos pelo tipo de conversa que mantemos, corremos o risco de sermos consumidos. Isso funciona como um bumerangue: a gente lança e ele volta direto para o lugar de onde partiu e assim nos atinge com força. A linguagem de Provérbios é clara: “quem guarda a sua boca, guarda a sua vida” (13:3); “quem guarda sua boca e sua língua guarda a sua alma de muitos problemas” (21:23); “aquele que tem uma língua perversa cai em muitos erros”(17:20). Satanás ouve nossas palavras e trabalha com elas.

5. Espírito de Soberba – Ez 28:14, 17 – Is 14:12-15 – Tg 4:6, 7 – Pv 16:18
Geralmente temos um conceito errado do que seja orgulho. Pensamos numa pessoa soberba, de olhar exaltado, que olha todo mundo de cima, que procura mostrar sua grandeza e a pequenez dos outros. Tudo isso é verdade, mas a soberba é muito mais sutil do que isso. Podemos ser pobres, humildes, sem estudo e ainda sermos orgulhosos. Existe o orgulho, a soberba produzida pela idéia de termos e sermos alguma coisa. Mas existe igualmente o orgulho de escondermos nossa verdadeira condição. Não queremos que os outros saibam que não sabemos ler ou escrever, que só temos o curso primário e a oitava série, que nossos familiares são pessoas humildes, que nosso salário é pequeno, que nossa casa é simples, que não temos um sofá na sala, que não possuímos um microondas, que nosso carro é do ano de 1980, etc. Isso também é soberba. Esconder dos outros nossa real condição é o resultado de um coração soberbo.

6. Não Temer ao Senhor – Hb 12:28, 29 – Dt 28:58-62 – Sl 19:9
Sabemos o que é “tremer da Palavra do Senhor?” Temos consciência e sensibilidade do que é termos um relacionamento com o Senhor? Observe a declaração do Salmo 19:9 – “o temor do Senhor é límpido e dura para sempre. As ordenanças do Senhor são puras e todas igualmente justas.” O temor do Senhor dura para sempre e se vivemos nesse temor, então vivemos para sempre. Ananias e Safira são exemplos daqueles que não temem o Senhor. Um teólogo disse: “se o Senhor tratasse com os cristãos tão drasticamente como Ele tratou Ananias e Safira, 70% da Igreja estaria morta”.

7. Tomar o nome do Senhor em Vão – Ex 20:7 – Mt 6:9
Santificar o Nome do Senhor é o oposto de torná-Lo comum, popular. Podemos desvalorizar o Nome do Senhor. E o que vem a ser tomar o Nome do Senhor em vão? “O Senhor me disse para fazer isso e aquilo” , quando o Senhor nunca disse nada. Quão facilmente falamos: “o Senhor me disse”. E Ele diz: “Eu não disse nada”. Dizemos: “o Senhor me deu uma palavra”. E Ele diz: “Eu não dei coisa alguma”. Unimos o Nome do Senhor a algo para justificar nosso curso de ação, para nos justificar diante dos outros, sem realizar que não estamos santificando o Nome do Senhor, mas tornando-O comum. O nome “Jesus” é usado 651 vezes no Novo Testamento: 594 nos quatro evangelhos e apenas 57 no resto do Novo Testamento, de Atos ao Apocalipse. Cristo ou Jesus Cristo é usado 408 vezes: 56 vezes apenas nos quatro evangelhos e 352 vezes de Atos ao Apocalipse. O termo ou o titulo Senhor, ou Senhor Jesus, ou mesmo Senhor Jesus Cristo é usado 264 vezes no Novo Testamento: 126 nos quatro evangelhos e 238 de Atos ao Apocalipse. Depois da Ascensão os apóstolos que falaram dEle como Jesus, O chamavam de Senhor Jesus ou Jesus, nosso Senhor. Devemos tomar cuidado em tomar o Nome do nosso Senhor. Muitos pensam que apenas dizer “Jesus, Jesus, Jesus” é bastante para espantar o diabo. Longe disso, pois isso é tomar o Nome do Senhor em vão. “Então aqueles que temiam ao Senhor falavam uns com os outros e o Senhor atentou e os ouviu; e um memorial foi escrito diante dEle, para os que temiam ao Senhor e para os que se lembravam do Seu Nome” (Ml 3:16). Qualquer um que se levantasse e falasse no Nome do Senhor e não fosse realmente no Nome do Senhor deveria morrer. Não é isso muito severo? (veja Dt 18:20-22). Quão sério e tomar o nome do Senhor em vão!

8. Fazer Declarações Presunçosas
“Simão, Simão, eis que Satanás vos pediu para vos cirandar como trigo; mas eu roguei ao Pai por ti, para que a tua fé não desfaleça; e tu, quando te converteres, fortalece teus irmãos. Respondeu-Lhe Pedro: Senhor, estou pronto a ir contigo tanto para a prisão como para a morte. Tornou-lhe Jesus: Digo-te, Pedro, que não cantara hoje o galo antes que três vezes tenhas negado que me conheces” (Lc 22:21-34).
Lendo Marcos podemos ver que Pedro foi porta-voz do restante dos discípulos (14:27-31). Ele na verdade disse “estou pronto para morrer contigo, Senhor”. Graças a Deus quando podemos dizer isso devido a história profunda com Deus marcada por profundas experiências. Mas aqui vemos o que acontece quando é uma declaração presunçosa. “Satanás pediu para vos ter a todos”. Então ele foi à presença de Deus e disse: “E então: todos eles disseram que morrerão pelo Senhor Jesus”. Todos falharam, mas algo aconteceu porque o Senhor Jesus orou por cada um deles. No Getsêmane Ele orou por todos, um por um. Não é isso maravilhoso? É algo pessoal. Todos haviam perdido a cobertura, mas o Senhor Jesus orou por cada um. Não devemos deixar de dizer algo ao Senhor quando isso é realmente verdadeiro para nós. Mas pense antes de dizer. Não faça declarações apressadas, pois não é bastante dizer: “Deus conhece meu coração”. O que a boca fala saiu e existem forças que ouvem tais palavras (veja: Ec 5:1,2). Em Provérbios está escrito ”Laço é para o homem dizer: É santo; e, feitos os votos, então refletir” (20:25). Fazer um voto e depois vacilar é perigoso. Tenho visto muitos caírem nessa armadilha. Podemos fazer isso facilmente dando testemunhos; quando lidamos com os outros é fácil fazer isso, principalmente quando ficamos esquentados! O orgulho está por trás de tudo isso.

9. Dar Nomes a Satanás
“Mas Miguel, quando contendia com o diabo e disputava o corpo de Moisés, não ousou pronunciar juízo infamatório contra ele, mas disse: O Senhor te repreenda” (Judas 9).
Nunca chame a Satanás de nomes (xingar); nunca faça uma piada sobre ele; não tente nunca difamar a Satanás; tenha muito, muito cuidado. Satanás é uma terrível realidade. Nem mesmo o arcanjo Miguel ousou pronunciar juízo infamatório contra ele. Ele não ousou dizer: “você Satanás, tal e tal; você esta fazendo isso e isso”. Ele disse apenas: “o Senhor te repreenda”. Há alguns anos atrás eu me lembro numa reunião de oração, uma irmã passava grande necessidade. Ela estava muito mal mentalmente. Um dos irmãos, conhecido por ser muito apressado e rápido demais para saltar logo no inicio e dar suas contribuições, de repente se levantou e disse: “Você Satanás, serpente repugnante, saia dela!” E outras coisas mais. Foi como um choque elétrico para mim. Eu sabia que ele estava acabado, absolutamente acabado. Ele pensava estar fazendo a obra de Deus batalhando contra Satanás, mas eu sabia que ele estava acabado. Eu orei sem entusiasmo: “Oh Deus, cubra-nos!” Todos nós oramos, mas parece que não houve entendimento. O irmão achou que tínhamos poder para lidar com a situação. Naquela noite uma cortina desceu (sobre a vida dele) e só foi retirada muitos anos depois. Há uns três anos atrás a cortina foi levantada, quando ele acertou essa questão com Deus. Satanás o manteve em trevas absolutas, ano após ano. Ele não podia adorar, nem orar, nem mesmo ler sua Bíblia, não podia ir aos cultos; não podia fazer nada. Lembro-me de um homem muito querido, cujo filhinho estava muito doente. Ele pensava que toda doença tinha origem no pecado. Ele foi à presença de Deus e primeiro de tudo, tentou sacudir a Deus como se ele fosse uma cobra, dizendo: “ó Deus! Se Tu não curares meu filho, Tu és um mentiroso”. Não podemos dizer tal coisa, mas quem ousava dizer isso a um pai demente? Depois ele voltou para Satanás chamando de cão e de porco e ordenou que ele saísse daquela casa. Naquela noite seu filho morreu. A irmã, Sra Penn Lewis, disse uma vez que ao tratar com espíritos imundos devemos evitar o uso do “eu”. Diga: nós. Esconda-se em Cristo, na igreja, pois devido a experiências amargas, aqueles que são mais experimentados descobriram que as forças das trevas podem contra atacar, se não houver cobertura.

10. Não Dar Ouvidos e Nem Obedecer à Unção
“E quanto a vós, a Unção que dEle recebestes habita em vós, e não necessitais de que ninguém vos ensine; mas assim como a Sua Unção vos ensina a respeito de todas as coisas, e é verdadeira, e não é mentira, assim como ela vos tem ensinado, assim habitai nEle” (I Jo 2:27)
Se ouvirmos a Unção dentro de nós dizendo o que é certo e o que é errado, habitaremos nEle. Se deixarmos de ouvir estaremos descobertos. Essa é a seriedade da questão da Unção. Devemos ouvir e obedecer a Unção, o Espírito Santo. Se tivermos dúvidas no tocante a qualquer coisa, devemos ir ao Senhor e não aos homens. A Unção fala conosco e nos ensina e nos guia. Se tivermos insegurança para fazer alguma coisa, devemos deixar de lado e consultar ao Senhor.

11. Cometer Pecado Habitual e Voluntário
“Porque, se pecamos voluntariamente depois de termos recebido o conhecimento da verdade, não resta mais sacrifícios pelos pecados” (Hb 10:26).
Deus não toma parte em nossos enganos. Lembro de um homem que veio a mim com grande necessidade. Ele estava fazendo algo criminoso e me disse: “Sabe, eu conheço o amor de Deus e cada vez que faço isso eu digo: Senhor perdoa-me”. Então eu lhe disse: “o Senhor não está te perdoando”. Ele estava molestando suas filhas e destruindo suas vidas, pensando que Deus ia perdoá-lo. Eu aconselhei que ele levasse isso aos irmãos, mas ele não quis expor a situação.

12. Ser Desobediente
“Vede prudentemente como andais, não como tolos, mas como sábios; remindo o tempo porque os dias são maus... não sejais néscios, mas entendei qual seja a vontade do Senhor” (Ef 5: 5-17). Devemos ser conservados na vontade de Deus. Deixe-me ilustrar isso: “sejamos portanto diligentes para entrar naquele descanso, a fim de que ninguém caia segundo o mesmo exemplo de desobediência” (Hb 4:11). A vontade de Deus era que eles entrassem na terra e a tomassem. Se somos desobedientes, caímos. “Temamos, portanto, tendo-nos sido deixada a promessa para entrar neste descanso, que qualquer de vós pareça ter ficado aquém dela” (Hb 4:1); “E a quem jurou quem não entrariam no Seu descanso, senão àqueles que foram desobedientes?” (Hb 3:18). A desobediência é uma das causas reais para ficarmos sem cobertura. Saber qual é a vontade do Senhor e não fazê-la é tirar a cobertura. Conheço pessoas sobre as quais Deus colocou Suas mãos para o serviço, quando eu era mais novo. Uma jovem que hoje é garçonete, foi professora na escola dominical numa igreja evangélica. Ela pensava que Deus a havia chamado para Seu serviço, e creio mesmo que Deus a chamou. Mas ela foi desobediente. Às vezes em pequenas questões de obediência ou desobediência estão envolvidas grandes questões. Lembro-me de outro lugar (na Europa) onde fui falar uma vez, e enquanto estive lá nunca ouvi tanto barulho em minha vida. Eu sentia que havia algo errado ali, e que eles haviam perdido o caminho. Depois do barulho eles se aquietaram e me pediram para falar. Depois o pastor veio ter comigo dizendo: “irmão, tive uma estranha experiência esta noite. Enquanto te ouvia foi como você desaparecesse e eu voltasse ao ano de 1938, quando ouvimos, palavra por palavra, esta mensagem”. Eu falei sobre Cristo como nossa vida coletivamente. Então pensei: foi o sentimento que tive no momento da oração. Mas disse apenas ao pastor: “bem, estou interessado em ouvir”. Ele falou : “Foi um marco e simplesmente tremendo. Você não saberia que é porque ele era chinês. Ele tinha apenas uma noite na capital e veio aqui. Ele não era um homem conhecido”. Eu disse: “Realmente? Não era o irmão Watchman Nee, era?” (Ele não podia falar inglês e naquela ocasião o livro Vida Cristã Normal não estava na língua desse pastor, apenas em inglês). A boca do pastor ficou entreaberta enquanto dizia: “Não é possível! Era ele sim! Ele veio aqui com um missionário”. Ali estava a explicação. Muitos anos depois Deus me enviou de novo com a mesma mensagem e eu nem conhecia a história. Deus nunca julga uma obra ou uma comunidade antes de falar com ela pelo menos duas vezes. Aquela obra (daquele pastor) hoje é nada. Isso aconteceu há sete anos ou oito anos passados. Deus nos adverte a não endurecer nossos corações.

13. Pondo de Lado a Ordem de Deus
Lendo I Pedro 2:13 a 3:7 e 5:1-8 vemos a ordem Divina. Se não tenho o Senhor Jesus Cristo como meu Senhor, estou descoberto. Se o Senhor Jesus não é meu Senhor, então a ordem de Deus foi colocada de lado e fiquei descoberto. Encontramos a ordem Divina na igreja, na família, na sociedade. Se não nos submetemos à ordem Divina no tocante aos líderes na igreja, aos maridos, aos pais, aos professores, autoridades, ficamos sem cobertura. Isso pode acontecer individual e coletivamente. Uma comunidade inteira pode ficar sem cobertura, caso a ordem Divina seja colocada de lado. Grupos inteiros podem ser despedaçados, destruídos e paralisados por causa disso.

COMO RECUPERAR A COBERTURA OU CERCA:
Quando descobrimos que estamos descobertos, o Espírito Santo é a Pessoa mais maravilhosa, porque Ele não é acusador, como muitos crentes imaginam. Ele é o Advogado dentro de nós, Aquele que se coloca ao nosso lado, o Confortador, o Encorajador. Nesse momento Ele apenas dirá: “volte, volte!” Não deixe para depois; faça isso imediatamente. O que fazer?

1. Reconheça Que Você Está Descoberto
Não invente desculpas como: “fui forçado a fazer isso”, “são as minhas circunstâncias”; “minha vida é sempre assim”. Seja absolutamente honesto consigo mesmo. Me lembro de uma irmã que estava muito doente e pediu que orássemos por ela com imposição de mãos. Fomos tremendo e orando muito antes de nos dirigir a ela. Sabíamos que impor as mãos sobre ela na condição em ela se encontrava resultaria em morte e não em vida. Então lhe perguntamos: “você tem algo a confessar?” Ela respondeu : “nada”. Então soubemos que a sentença estava confirmada. Impusemos as mãos sobre ela e em uma semana ou mais ela faleceu.

2. Tome de Novo Pela Fé Sua Posição em Cristo Dada a Você por Deus
Diga ao Senhor: “Senhor, tomo minha posição novamente em Teu Filho; tomo meu lugar nEle.” Não importa o que o acusador diga, que não há mais esperança para você etc. Este lugar no Filho de Deus te foi dado através da Sua obra consumada e não por causa de algo em você.

3. Acerte Tudo o que estiver Errado não Importa Quanto Custe
Aqui a maior parte das pessoas tropeça. O preço é alto para nosso orgulho, principalmente quando envolve outras pessoas ou a igreja, Mas não existe outra porta para retornar à cobertura. Você tem coragem de confessar seu erro a qualquer pessoa? Você confessa seu erro àquele irmão ou irmã que não simpatiza muito com você? Você confessa seu erro a seus filhos? A seu marido? À sua esposa? Aos seus pais? Ao seu patrão ou ao seu empregado? Aos seus professores? Aos seus alunos? Não adianta reconhecer que erramos; precisamos consertar com a pessoa ofendida.

4. Aprenda a Lição
Se ficamos descobertos, sempre existe uma causa. Não acontece por acaso. Estamos protegidos em Cristo até que nos descobrimos. Não podemos ir a Deus e apenas dizer: “oh! Isso aconteceu; dá-me perdão e purificação”. A Bíblia fala muito sobre os tolos. O tolo é aquele que não aceita a instrução. Não é aquele que comete o erro e sim o que comete o mesmo erro uma e outra vez. Não podemos ensinar ninguém até que ele diga: “errei aqui; como pude fazer isso?” É muito melhor aprender como estar sempre coberto, do que estar sempre necessitando retornar à cobertura.

Autor: Lance Lambert

Nenhum comentário: