segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

ALEGRIA (Série Fruto do Espírito)- Esboço de pregação - 01



 1. VOCÊ FOI FEITO PARA 
SER SEMELHANTE A JESUS.

SIGNIFICA TER O CARÁTER DE CRISTO.

                                      OS TRAÇOS DO CARÁTER DE CRISTO SÃO 

                             DESCRITOS EM GÁLATAS 5.22 e 23, 

                           COMO FRUTO DO ESPÍRITO:

                      AMOR, ALEGRIA, PAZ,

                   LONGANIMIDADE,

                    BENIGNIDADE, BONDADE,

                  FIDELIDADE, MANSIDÃO

                  E DOMÍNIO PRÓPRIO.

HOJE QUEREMOS FALAR DE APENAS UM TRAÇO DO CARÁTER: ALEGRIA

2. TER ALEGRIA É UM MANDAMENTO DO SENHOR:

(SL 2:11) "Servi ao SENHOR com temor, e alegrai-vos com tremor."
(FP 4:4) "Regozijai-vos sempre no Senhor; outra vez digo, regozijai-vos."
  
3. É UM ESTILO DE VIDA:
O estilo de vida da igreja primitiva.

(AT 2:46) "E, perseverando unânimes todos os dias no templo, e partindo o pão em casa, comiam juntos com alegria e singeleza de coração,"
(AT 13:52) "E os discípulos estavam cheios de alegria e do Espírito Santo."
  
4. É NOSSA FORÇA:

(NE 8:10) "Disse-lhes mais: Ide, comei as gorduras, e bebei as doçuras, e enviai porções aos que não têm nada preparado para si; porque este dia é consagrado ao nosso Senhor; portanto não vos entristeçais;
porque a alegria do SENHOR é a vossa força."
 
5. DEVE SER PROFUNDA E COMPLETA:
A ponto de se manifestar no corpo, alma e espírito.

(LC 1:46) "Disse (com sua boca-corpo) então Maria: A minha alma engrandece ao Senhor,"
 (LC 1:47) "E o meu espírito se alegra em Deus meu Salvador;"
  
6. DEVE SER CONTAGIANTE:
A ponto de influenciar e motivar as pessoas ao nosso redor.

(SL 126:1) "Quando o Senhor trouxe do cativeiro os que voltaram a Sião, estávamos como os que sonham."
(SL 126:2) "Então a nossa boca se encheu de riso e a nossa língua de cântico; então se dizia entre os gentios: Grandes coisas fez o SENHOR a estes."
 
7. NÃO DEPENDE DAS CIRCUNSTÂNCIAS OU AMBIENTE.

(1PE 4:13) "Mas alegrai-vos no fato de serdes participantes das aflições de Cristo, para que também na revelação da sua glória vos regozijeis e alegreis."
(2CO 8:2) "porque, no meio de muita prova de tribulação, manifestaram abundância de alegria, e a profunda pobreza deles superabundou em grande riqueza da sua generosidade


8. ELA É RESULTADO DA:

PRESENÇA DO ESPÍRITO SANTO EM NÓS
"Pois o reino de Deus não é comida nem bebida  mas justiça, paz e alegria no Espírito Santo". (Romanos 14:17).

ABSOLUTA SEGURANÇA EM JESUS.
(Lucas 10.20 )Contudo, não vos alegreis porque se vos submetem os espíritos; alegrai-vos antes por estarem os vossos nomes escritos nos céus.


9. É UMA MANIFESTAÇÃO DE:

PAZ, CONFIANÇA E DESCANSO.

NÃO DEPENDE DO NOSSO TEMPERAMENTO.

NÃO TEM ALTOS E BAIXOS.

NÃO É  FUNDAMENTADA NA IGNORÂNCIA.
 
10. NÃO É A NOSSA ALEGRIA... MAS
A ALEGRIA DE JESUS EM NÓS.

(JO 15:10) "Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor; do mesmo modo que eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai, e permaneço no seu amor."
(JO 15:11) "Tenho-vos dito isto, para que a minha alegria  permaneça em vós, e a vossa alegria seja completa."
(JO 15:12) "O meu mandamento é este: Que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei."
 
11. É ROUBADA QUANDO PECAMOS:

(EF 4:30) "E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o dia da redenção."
(SL 32:3) "Quando eu guardei silêncio, envelheceram os meus ossos pelo meu bramido em todo o dia."
(SL 32:4) "Porque de dia e de noite a tua mão pesava sobre mim; o meu humor se tornou em sequidão de estio.

É RESTITUIDA QUANDO:

NOS ARREPENDEMOS
CONFESSAMOS NOSSO PECADO
ASSUMIMOS A RESPONSABILIDADE.

(1a João 1:9)"Se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça" .
(SL 51:12) "Torna a dar-me a alegria da tua salvação, e sustém-me com um espírito voluntário."


12. É ROUBADA PELA FALTA DE FÉ E ESPERANÇA:

(PV 10:28) "A esperança dos justos é alegria, mas a expectação dos perversos perecerá.


13. É ROUBADA PELA NOSSA INGRATIDÃO:

(DT 28:47) "Porquanto não serviste ao SENHOR teu Deus com alegria e bondade de coração, pela abundância de tudo."

É RESTITUIDA PELA GRATIDÃO:

(EF 5:19) "Falando entre vós em salmos, e hinos, e cânticos espirituais; cantando e salmodiando ao Senhor no vosso coração;"
(EF 5:20) "Dando sempre graças por tudo a nosso Deus e Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo;"


14. É ROUBADA PELA FALTA DE PERDÃO:

(MT 18:32) "Então o seu senhor, chamando-o à sua presença, disse-lhe: Servo malvado, perdoei-te toda aquela dívida, porque me suplicaste."
(MT 18:33) "Não devias tu, igualmente, ter compaixão do teu companheiro, como eu também tive    misericórdia de ti?"
(MT 18:34) "E, indignado, o seu senhor o entregou aos atormentadores, até que pagasse tudo o que devia."
(MT 18:35) "Assim vos fará, também, meu Pai celestial, se do coração não perdoardes, cada um a seu irmão, as suas ofensas."

É RESTITUIDA QUANDO SOMOS PERDOADOS E PERDOAMOS:

( IJO 1:9) "Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça."
Mateus 6:14-15 (NVI) "Pois se perdoarem as ofensas uns dos outros, o Pai celestial também lhes perdoará. Mas se não perdoarem uns aos outros, o Pai celestial não lhes perdoará as ofensas".


15. É ROUBADA QUANDO NOS CALAMOS A CERCA DO AMOR DE DEUS.
É RESTITUIDA QUANDO FRUTIFICAMOS.

(Rm 10.15).“Bem-aventurados os pés daqueles que anunciam as boas novas”
(FP 4:1) "PORTANTO, meus amados e mui queridos irmãos, minha alegria e coroa, estai assim firmes no Senhor, amados."


16. É ROUBADA QUANDO PERDEMOS A SIMPLICIDADE.
É RESTITUIDA QUANDO VOLTAMOS A SIMPLICIDADE.

(1TM 6:6) "Mas é grande ganho a piedade com contentamento."
(1TM 6:7) "Porque nada trouxemos para este mundo, e manifesto é que nada podemos levar dele."
(1TM 6:8) "Tendo, porém, sustento, e com que nos cobrirmos, estejamos com isso contentes."


17. É ROUBADA QUANDO PERDEMOS A COMUNHÃO COM DEUS.
É RESTITUIDA QUANDO O ALTAR É RESTAURADO.

(SL 43:4) "Então irei ao altar de Deus, a Deus, que é a minha grande alegria, e com harpa te louvarei, ó Deus, Deus meu."(Rei Davi)‏


18. É ROUBADA QUANDO NÃO SERVIMOS A DEUS E O PRÓXIMO.
É RESTITUIDA PARA AQUELE QUE SERVE.

Atos 20.35 Em tudo vos dei o  exemplo de que assim  trabalhando, é necessário  socorrer os enfermos,  recordando as palavras do  Senhor Jesus, porquanto ele  mesmo disse: Coisa mais bem-aventurada é dar do que receber.
Salmo 100.2 Servi ao Senhor com alegria , e apresentai-vos a  ele com cântico.
 

Nenhum comentário: