segunda-feira, 29 de setembro de 2008

ESCOLA DE PROPÓSITOS:

O QUE É?

Estamos elaborando cinco apostilas, cada uma se referindo a um dos aspectos do propósito de Deus, compilados do material cedido gratuitamente pelo ministério “Purpose Driven” e adaptado, quando necessário, à realidade da igreja em Três Coroas. Estas apostilas serão usadas como material para ministração da Escola de Propósitos, dividida em cinco classes: 

            Classe 101 – Comprometidos como Membros.  (Comunhão)

            Classe 201 – Comprometidos com a Maturidade. (Discipulado)

            Classe 301 – Comprometidos com o Ministério. (Serviço)

            Classe 401 – Comprometidos com a Missão. (Evangelismo)

            Classe 501 – Comprometidos com a Adoração. (Celebração)

 QUANDO VAI ACONTECER?

             Pretendemos inaugurar a Escola de Propósitos no dia 09 março de 2009. Vamos iniciar com a Classe 101 – Comprometidos como Membros e gradualmente estaremos acrescentando as demais.    As aulas serão ministradas de forma intensiva, ou seja, todas as segundas-feiras, numa sala preparada para tal, na sede da igreja.

            Nosso alvo é ensinar com qualidade, usando professores especialmente treinados e preparados para tal.  Por este motivo estaremos matriculando turmas pequenas, de no máximo 50 alunos. Sucessivamente mais turmas serão matriculadas até que todos os membros tenham a oportunidade de cursar as classes (começando pela 101, depois 201 e assim por diante).

 A QUEM SE DESTINAM AS CLASSES?

             A todos, desde o recém convertido até o mais antigo membro da igreja. Nosso objetivo é dar uma base mínima e equilibrada para todos, facilitando o trabalho dos discipuladores e, ao mesmo tempo, dando uma unidade de propósitos para toda a igreja.

            No caso da classe 101, estaremos sempre dando preferência aos recém chegados e/ou candidatos a batismo. Mas nosso desejo é que todos os discípulos membros da congregação cursem as cinco classes de propósitos. À medida que as classes forem acontecendo todos terão a oportunidade de fazerem a escola, cursando as diversas classes.

 

A ESCOLA SUBSTITUI O TRABALHO DOS DISCIPULADORES E OS ENCONTROS DOS GRUPOS? 

            De forma alguma. As classes não pretendem substituir o ensino ministrado pelos discipuladores e nos pequenos grupos. Nada substitui as bênçãos do CRESCIMENTO CONTÍNUO proporcionado pelo discipulado um a um e pelo ambiente das igrejas nas casas ou pequenos grupos.

            Nosso desejo sincero e oração é que estas classes produzam o crescimento espiritual equilibrado e consistente de todos os discípulos, cooperando com os demais ministérios da igreja. 

JÁ POSSO ME MATRICULAR? 

            Sim, você já pode se matricular na primeira turma da classe 101. Faça sua matrícula na livraria da sede. As inscrições serão aceitas pela ordem de chegada, sempre dando preferência aos recém convertidos e candidatos ao batismo. Faremos tantas turmas de 50 alunos quantas forem necessárias. O início das aulas de sua turma lhe será avisado oportunamente. 

Deus abençoe tua vida.

O Presbitério.

quinta-feira, 25 de setembro de 2008

NOTÍCIAS DE TANIA E MOHAMED:

Queridos, como vocês estão?

 Por aqui tudo está caminhando na santa paz. Claro que lutas sempre virão e existirão, mas... o Senhor permanece FIEL!

A Ingrid e sua amiga já estão em Bissau, passarão dez dias conosco, a partir do dia 29 de outubro.

Estamos ainda no tempo de chuvas  e o povo tem muita fome. Tem sido difícil assistir as viúvas e órfãos, porque nem mesmo o pouco que tem,  dá para a única  refeição do dia.

Todos estão bem na Igreja. Formo, nosso primeiro discípulo,  está se mostrando um verdadeiro homem de Deus, sua postura em relação aos outros jovens é exemplar.

As crianças estão vindo e logo não teremos mais onde colocá-las. Já estamos nos reunindo  no lado de fora e a  atenção deles se torna mais difícil, mas até o momento estamos fazendo o possível. Servimos também um lanche todos os domingos.

A Igreja está crescendo. Aos domingos não temos mais onde acomodar o povo que vem e muitos estão ficando de pé. Louvamos a Deus por está atraindo muitos a Ele através da Igreja aqui.

Os alunos estão animados (os dois lideres do interior e os três da capital) com a Escola Bíblica. Estaremos utilizando como material principal " Os fundamentos da fé" em francês, de manhã, a tarde e a noite e também no dia-a-dia da igreja.

Orem por:
1-Escola Bíblica. Para que o Senhor abra sua grande porta. Precisamos dos recursos financeiros para começar, para o aluguel mensal e alimentação para os alunos.
2-Bancos para a Igreja. Precisamos acomodar o povo.

No mais, temos saudades de todos vocês.
 
Com amor
Mohamed e  Tania (Missionários em Conakri - Guinea) 

email: mohamedqueita@yahoo.com.br

sábado, 20 de setembro de 2008

O DESASTRE DA SEPARAÇÃO CONJUGAL:

A carta foi escrita por uma garota de dezesseis anos para seu pai, que há poucas semanas havia abandonado a família para viver com outra mulher.

"Querido pai! Já é tarde, e eu estou aqui, sentada na minha cama, tentando escrever esta carta. Quantas vezes procurei falar-lhe nas últimas semanas, mas não consegui ficar a sós com você!


 

Ainda não posso acreditar que você está vivendo com outra pessoa e não consigo imaginar que você e mamãe nunca mais ficarão juntos. Para mim é difícil aceitar esses fatos, principalmente quando fico imaginando seu retorno para casa, voltando a ser o pai que sempre foi para mim e para meu irmão. 

Eu gostaria, ao menos, que você entendesse o que está acontecendo em nossas vidas. Por favor, não pense que foi mamãe que me mandou escrever! Ela nem sabe que estou escrevendo. Eu apenas quero lhe contar o que estou pensando e sentindo com a separação de vocês.

Papai, imagino nossa família como um automóvel bem bonito em que viajamos juntos por muito tempo. Por fora ele parece inteiro, sem arranhões e sem ferrugem, e em seu interior há muitos equipamentos. Mas com o tempo apareceram alguns problemas.

O motor solta fumaça, as rodas balançam, o revestimento dos assentos está rasgado, a direção está dura, é trabalhoso manobrá-lo, o escapamento está furado e barulhento. Mas sabe de uma coisa, papai? Ele continua sendo um bom carro – ou ao menos poderia ser. Investindo um pouco, ele ainda poderia rodar por muitos e muitos anos.

Meu irmão e eu sempre sentávamos no banco de trás, você e mamãe ficavam na frente. Nós nos sentíamos seguros quando você dirigia e mamãe estava ao seu lado.

No mês passado, porém, quando você foi embora, mamãe teve de assumir a direção. Era noite, e parecia que um outro carro vinha em nossa direção. Mamãe tentou desviar, mas o outro carro bateu de frente em nós. O acidente foi terrível.

Mas o mais terrível é que você, papai, estava dirigindo o outro automóvel, e que ao seu lado havia alguém – aquela outra mulher.

Sim, foi um grave acidente e todos nós ficamos muito feridos. Como será que você está passando? Ainda não ouvimos notícias suas. Você também se machucou? Você precisa de ajuda, papai?

Naquela noite me perguntei muitas vezes se iríamos sobreviver à catástrofe. Mamãe foi a que mais se feriu e parece não conseguir se restabelecer. Bruno está em estado de choque. Ele ainda está muito mal e não quer falar com ninguém.

Eu sinto tanta dor que nem mamãe nem Bruno conseguem me ajudar. O médico disse que preciso de terapia específica para me reerguer. Mas, papai, ao invés da terapia, eu prefiro que você me ajude!

A tristeza dói tanto! Papai, nós sentimos tanto a sua falta! Todos os dias ficamos nos perguntando se você não estaria vindo aqui em casa, para dar uma olhada em nós. Mas os dias vão passando, e você não vem. Papai, temo que tudo tenha acabado e que não exista volta, mas meu coração iria explodir de alegria se, ao abrir os olhos de manhã, visse você entrando no meu quarto.

À noite, quando tudo está calmo, ficamos sentados falando de você, de como gostávamos de andar juntos e do quanto gostaríamos que estivesse conosco outra vez.

Como vai, papai? Você sente dores depois do acidente? Você precisa de nós tanto quanto precisamos de você?

Se quiser que eu cuide de você, é só me chamar. Eu o amo!

Sua filha Estéfani."

A carta foi enviada. Alguns dias depois, de manhã cedo, Estéfani desceu para tomar o café da manhã. Ela viu seus pais sentados à mesa, de mãos dadas, com lágrimas nos olhos. Ele havia voltado!

Irmãos, Satanás trava uma guerra ferrenha contra nós! Que o Senhor Deus lhes conceda muita força para serem maridos fiéis, pais tementes a Deus e para ficarem firmes no Senhor, dando ouvidos à Escritura e obedecendo a ela. E vocês, irmãs, ajudem seus maridos a serem homens de Deus!

 

Fonte: Ernst-Paulus-Verlag - http://www.chamada.com.br

segunda-feira, 8 de setembro de 2008

CD "JESUS PARA OS PEQUENINOS":


Com músicas de autoria pelo irmão Rogério da Silveira e na sua maioria cantadas pela sua filha Vitória, está sendo lançado o CD "Jesus para os pequeninos". Composto em estilos musicais diversificados, o CD tem como tema as oito verdades sobre Jesus, ou seja: Ele é eterno, tornou-se homem, nunca pecou, fez coisas maravilhosas, morreu, ressuscitou, foi exaltado e um dia voltará.

O CD é recomendado à igreja pelos irmãos Telmo e Eloisa Weber (da igreja em Porto Alegre) com a seguinte apresentação: "Há uma palavra de Jesus que é muito forte com respeito ao louvor das crianças: Da boca de pequeninos e crianças de peito tiraste perfeito louvor (Mateus 21.16). Pode haver proclamação mais bela? Nosso coração jubilou quando tivemos o prazer de ouvir este lindo trabalho dos nossos irmãos Rogério, sua filha Vitória e equipe de músicos da Igreja de Jesus em Tres Coroas. Uma seleção variada e bela de cânticos que falam das oito verdades fundamentais da pessoa do nosso amado Salvador. Um excelente trabalho que ajudará as crianças a memorizar cantando estas preciosas palavras. Obrigado, irmãos, por esta bela contribuição ao corpo de Cristo no Brasil. As crianças e os pais agradecem de todo coração."

O disco está sendo apresentado e divulgado ao público na forma de uma cantata, com nítido apelo evangelístico, já que divulga, com grande felicidade, a vida e a obra de Jesus. Os eventos da cantata estão sendo colocadas a disposição das igrejas locais, mediante agendamento. As igrejas interessadas podem fazer contato através do telefone celular (51) 85115777.

No dia 21 de Setembro, às 19:30 horas, a cantata estará sendo apresentada no sede na "Comunidade", na rua 12 de Maio, 963, em Três Coroas. A entrada é gratuita e o evento é aberto ao público em geral. Para quem quizer, o CD estará sendo vendido ao preço de lançamento de R$15,00. E acreditem, vale a pela conferir!

A CEIA DO SENHOR, UMA ORDENANÇA:

AS DUAS ORDENANÇAS:
1. BATISMO NAS ÁGUAS:
Ato de obediência.
Porta de entrada do Reino.
Incluídos na sua morte.
Incluídos na sua ressurreição (vida)
Incluídos na comunhão da igreja.

2. CEIA DO SENHOR
É uma ordem do Senhor.
(Mat.11:25) Semelhantemente também, depois de cear, tomou o cálice, dizendo: Este cálice é o novo pacto no meu sangue; fazei isto, todas as vezes que o beberdes, em memória de mim.

O QUE É A CEIA?
(I Cor 11.25) Semelhantemente também, depois de cear, tomou o cálice, dizendo: Este cálice é o novo pacto no meu sangue; fazei isto, todas as vezes que o beberdes, em memória de mim.
1. É UMA ALIANÇA, UM PACTO.
2. É UMA LEMBRANÇA QUE APONTA PARA O:
Passado
Presente
Futuro.

O QUE É UMA ALIANÇA?
É um compromisso solene:
Pelo beber da mesma bebida.
Pelo comer do mesmo pão.
São obrigações recíprocas.
Aceitas e aprovadas pelos participantes.
Não pode ser quebrada.

LEMBRANDO O PASSADO:
A OBRA CONSUMADA DE JESUS:
(I Cor.11.26) Porque todas as vezes que comerdes deste pão e beberdes do cálice estareis anunciando a morte do Senhor, até que ele venha.
Salvação no calvário.
Testemunho do amor, misericórdia e graça.
A segurança e a alegria da salvação.

LEMBRANDO O FUTURO:
NOSSO ENCONTRO COM JESUS:
(I Cor.11.26) Porque todas as vezes que comerdes deste pão e beberdes do cálice estareis anunciando a morte do Senhor, até que ele venha.
(Mateus 26.29) Mas digo-vos que desde agora não mais beberei deste fruto da videira até aquele dia em que convosco o beba novamente, no reino de meu Pai.

LEMBRANDO O PRESENTE:
OS DOIS ASPECTOS DA ALIANÇA:

1. A ALIANÇA DE JESUS COM A IGREJA E
2. A ALIANÇA ENTRE NÓS:
(I Cor. 11.25) Semelhantemente também, depois de cear, tomou o cálice, dizendo: Este cálice é o novo pacto no meu sangue; fazei isto, todas as vezes que o beberdes, em memória de mim.

UMA ALIANÇA ONDE JESUS:
Nos dá vida eterna.
Nos alimenta e cuida
UMA ALIANÇA ONDE NOSSA PARTE É:
Crer em Jesus e sua obra.
Termos o compromisso de obedecê-lo.

A ALIANÇA ENTRE NÓS:
Reconheço que você é meu irmão.
Somos membros da mesma família.
Somos membros de um corpo.
Eu me comprometo a:
Amá-lo.
Cuidar de você.
Suportá-lo em amor.
Sua dor é a minha dor.
Sua alegria é a minha alegria.

A ALIANÇA ENTRE NÓS:
NÃO DEPENDE DAS MINHAS EMOÇÕES OU CIRCUNSTÂNCIAS:
Depende unicamente daquilo que aliançamos.

SIGNIFICA QUE:
Estou ligado ao cabeça que é Jesus.
Estamos ligados uns aos outros por:
juntas
ligamentos (músculos) .

O CORPO DEPENDE DAS JUNTAS E LIGAMENTOS PARA:
1. QUE O CORPO FUNCIONE.
2. QUE O CORPO CRESÇA.
(Ef. 4.15-16)... antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo, do qual o corpo inteiro bem ajustado, e ligado pelo auxílio de todas as juntas, segundo a justa operação de cada parte, efetua o seu crescimento para edificação de si mesmo em amor.

O CORPO DEPENDE DAS JUNTAS E LIGAMENTOS PARA:
QUE TODOS OS MEMBROS SEJAM SUPRIDOS MATERIAL E ESPIRITUALMENTE.
(Col.2.19)... e não retendo a Cabeça, da qual todo o corpo, provido e organizado pelas juntas e ligaduras, vai crescendo com o aumento concedido por Deus.
Na igreja primitiva isto funcionava:
(Atos 4.34) “Pois não havia entre eles necessitado algum...”
(II Cor.9.8) “E Deus é poderoso para fazer abundar em vós toda a graça, a fim de que, tendo sempre, em tudo, toda a suficiência, abundeis em toda boa obra;”

COMO QUEBRAMOS A ALIANÇA?
1. Quando participo da ceia sem noção do que estou fazendo.
2. Quando não estou ligado com o cabeça que é Jesus através de um relacionamento pessoal.
3. Quando peco e não me arrependo.
4. Quando não estou ligado corretamente com os outros crentes aos quais Deus tem nos ligado no corpo:
Não estou bem ajustado.
Não estou totalmente ligado.

NÃO ESTOU AJUSTADO E LIGADO QUANDO:
1. Não tenho compromisso com o corpo.
2. Não sei meu lugar no corpo.
3. Não amo meus irmãos.
4. Abandono o congregar (reunir).
Heb.11.25 “...não abandonando a nossa congregação, como é costume de alguns, antes admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais, quanto vedes que se vai aproximando aquele dia.”

É SEMELHANTE AO CASAMENTO:
QUE TAMBÉM É UMA ALIANÇA.
ASSIM COMO NA CEIA:
Sua estabilidade depende unicamente da aliança.
Não depende de:
Compatibilidade.
Atração sexual.
Preferências pessoais.
Conveniências pessoais

É SEMELHANTE AO CASAMENTO:
NO CASAMENTO A QUEBRA DA ALIANÇA CAUSA:
Separações e divórcios.
Filhos infelizes.
Lares destruídos.

NA IGREJA A QUEBRA DA ALIANÇA CAUSA:
Divisões, rivalidade e ciúmes.
Corpo fraco e despedaçado.
Corpo que não funciona como devia.

QUANDO A ALIANÇA É COLOCADA A PROVA?
Quando sou tentado pela justiça própria e não mais dependo da obra da cruz:
“Eu mereço a salvação, afinal sou tão santo e faço tantas obras boas”.
Quando as pressões entre nós começam a acontecer:
“Meu irmão não pensa exatamente como eu”.
“Meu irmão me feriu e estou magoado”.
“Eu não posso perdoar”.
“Eu não quero pedir perdão”.

CONSEQUÊNCIAS DE UMA ALIANÇA QUEBRADA:
ESTE FOI O PECADO PRINCIPAL DE JUDAS:
(Salmo 41.9) Até o meu próprio amigo íntimo em quem eu tanto confiava, e que comia do meu pão, levantou contra mim o seu calcanhar.

CORREMOS RISCO SEMELHANTE:
I Cor. 11.29-30 Porque quem come e bebe, come e bebe para sua própria condenação, se não discernir o corpo do Senhor. Por causa disto há entre vós muitos fracos e enfermos, e muitos que dormem.

CONSEQUÊNCIAS DE UMA ALIANÇA QUEBRADA:
TODO CORPO (A IGREJA) SOFRE:
Os membros não são mais supridos.
Não existe harmonia e acordo.
Não existe mais crescimento.
O corpo fica doente:
I Cor 11.30 “Por causa disto há entre vós muitos fracos e enfermos, e muitos que dormem.”

O QUE DEVEMOS FAZER?
FAZER UM EXAME PESSOAL.
Do meu relacionamento com Jesus.
Do meu relacionamento com meus irmãos.
I Cor. 11.31-32 “ Mas, se nós nos julgássemos a nós mesmos, não seríamos julgados; quando, porém, somos julgados pelo Senhor, somos corrigidos, para não sermos condenados com o mundo”.

O QUE DEVEMOS FAZER?
NOS SUBMETERMOS A DISCIPLINA DO SENHOR:
Heb.12.11 Na verdade, nenhuma correção parece no momento ser motivo de gozo, porém de tristeza; mas depois produz um fruto pacífico de justiça nos que por ele têm sido exercitados.
Pelo arrependimento.
Pela mudança de atitude.
Pela reconciliação.

sábado, 6 de setembro de 2008

MANUAL DO DISCIPULADOR:

O QUE É DISCIPULAR?
● É exercício de fortalecer os seguidores de
Cristo.
● É uma ordem de Jesus.
● É manter um relacionamento onde há
transferência de valores.
● É transmitir:
– Atitudes.
– Habilidades.
– Objetivos
– II Tim.2.2... e o que de mim ouviste de muitas
testemunhas, transmite-o a homens fiéis, que
sejam idôneos para também ensinarem os outros.

É UM TRABALHO CONJUNTO:
● JESUS, O EDIFICADOR.
– “E eu edificarei a minha igreja... Onde estiveres
dois ou três reunidos em meu nome estarei no
meio deles.”
● O DÍSCÍPULO
– É alguem que deseja ser imitador de Cristo.
● O DISCIPULADOR.
– É alguém que se compromete a cuidar, ensinar,
amar, fortalecer uma pessoa, até que Cristo seja
formado nela.

MARCAS DO DISCIPULADOR:
● Estilo de vida exemplar.
● Admoesto-vos, portanto, que sejais meus imitadores”
(1 Coríntios 4.16)
● Vida de oração.
● Disponibilidade.
● Manejo na Bíblia.
● Cheio de fé.
● Cheio de bondade.
● Confiável.
● Coração de servo.“

JESUS, O DISCIPULADOR:
● Jesus ensinava pelo exemplo pessoal.
● Os discípulos aprendiam pela experiência.
● Jesus providenciava oportunidades de ensino.
● Os discípulos aprendiam pela comunhão uns
com os outros.

BARNABÉ – EXEMPLO DE
DISCIPULADOR:
● At. 11:24...,porque era homem de bem, e cheio
do Espírito Santo e de fé. E muita gente se uniu
ao Senhor.
● Era homem de bem,
● era cheio do Espírito Santo,
● e cheio de fé.
● Fiel nas contribuições .
● Atos 4.36-37 Então José, cognominado pelos apóstolos
Barnabé (que quer dizer, filho de consolação), levita, natural de
Chipre, possuindo um campo, vendeu-o, trouxe o preço e o
depositou aos pés dos apóstolos.
● At 4:36... José, cognominado pelos apóstolos
Barnabé (que quer dizer, filho de consolação),
levita, natural de Chipre...
● Seu nome destacava sua conduta (Barnabé,
filho da consolação):
– era amoroso,
– encorajador,
– consolador,
– amigo.

BARNABÉ E PAULO
● Barnabé o tomou para si, quando sofreu
discriminação da igreja em Jerusalém.
– At 9:26-27. Tendo Saulo chegado a
Jerusalém, procurava juntar-se aos
discípulos; mas todos o temiam, não
crendo que fosse discípulo. Então
Barnabé, tomando-o consigo, o levou aos
apóstolos, e lhes contou como no caminho
ele vira o Senhor e que este lhe falara, e
como em Damasco pregara ousadamente
em nome de Jesus.
● Barnabé manteve Saulo ao seu lado por um
ano.
● At 11:25,26 Partiu, pois, Barnabé para Tarso,
em busca de Saulo; e tendo-o achado, o levou
para Antioquia. E durante um ano inteiro
reuniram-se naquela igreja e instruíram
muita gente; e em Antioquia os discípulos pela
primeira vez foram chamados cristãos.
● Ele começa a ajudar Barnabé.
● Veja a importância do discipulado. Saulo se
torna o grande Paulo, o precioso apostolo dos
gentios.

AS 4 FASES DO DISCIPULADO:
● 1. Integração (se conhecendo)
● 2. Confrontação de valores, prioridades e
práticas.
● 3. Comunhão, no amor de Cristo...de quem todo o
corpo, bem ajustado e consolidado, pelo auxílio de toda
junta, segundo a justa cooperação de cada parte, efetua o
seu próprio aumento para a edificação de si mesmo em
amor.” (Efésios 4.16)
● 4. Trabalhando em conjunto
– Discipulador e discípulo.
– Companheirismo.

OS SETE VERBOS DO
DISCIPULADOR:
● OUVIR.
● INTERCEDER.
● ENSINAR.
● FORMAR.
● PERSEVERAR.
● INTEGRAR.
● ENVIAR.

1. OUVIR:
● (Tiago 1.19) “Sejam todos prontos para ouvir,
tardios para falar...”.
● ESCUTANDO ATIVAMENTE:
– Necessidades.
– Medos.
– Alegrias.
– Convicções.
● ESCUTANDO COM ACEITAÇÃO:
– Percebendo detalhes importantes.
– Observando emoções nas palavras.
– Não julgando ou condenando enquanto ouve.
● COM POSTURA DE ESCUTA:
– Ouvindo com o corpo todo.
– 55% da expressão vem da postura do corpo.
– 38% vem da expressão vocal.
– 7% vem das palavras que usamos.
● QUATRO ERROS QUE DEVEMOS EVITAR:
– 1. Ignorar o que está sendo dito.
– 2. Pensar na resposta antes de ouvir tudo.
– 3. Dar impressão de estar ouvindo, mas desligado.
– 4. Filtrar somente o que interessa ouvir.

2. INTERCEDER:
● É ESTAR ENTRE DEUS E O DISCÍPULO.
● É COLOCAR-SE NO LUGAR DO OUTRO.
● É PLEITEAR SUAS CAUSAS COMO SE
FOSSEM SUAS.
● João 17:9 – “É por eles que eu rogo; não rogo
pelo mundo, mas por aqueles que me deste,
porque são teus;”
● (Efésios 6:18)... com toda oração e súplica,
orando em todo tempo no Espírito e para isto
vigiando com toda perseverança e súplica por
todos os santos.

3. ENSINAR:
● Não é só informar.
● É colocar princípios (não regras).
● É mudar valores.
● É modificar as prioridades.
● É trazer novas práticas (hábitos).

COMO FUNCIONA?
● 1. Conhecendo os princípios de Deus.
● 2. Com base nos princípios, firmar meus
valores.
● 3. Os valores vão determinar as minhas
práticas.
● 4. As minhas práticas tornam-se meus hábitos.
● 5. Meus hábitos formam meu caráter.
● Princípios-->valores-->práticas-->hábitos--
>caráter do discípulo.

O PROCESSO DE APRENDER:
● NÓS GUARDAMOS:
– 10% DO QUE LEMOS.
– 20% DO QUE OUVIMOS.
– 30% DO QUE VEMOS.
– 50% DO QUE VEMOS E OUVIMOS.
– 70% DO QUE DEBATEMOS.
– 80% DO QUE EXPERIMENTAMOS.
– 95% DO QUE ENSINAMOS.

4. FORMAR:
● É usar a própria vida para formar o discípulo.
● Filipenses.4.9 O que também aprendestes, e
recebestes, e ouvistes, e vistes em mim, isso
praticai; e o Deus de paz será convosco.
– É fazer primeiro.
– É obedecer primeiro.
– É servir primeiro.
● Sendo transparente.
● Não significa ser perfeito, mas mostrar intensa
disposição de seguir Jesus.

5. PERSEVERAR:
● Não é prova de velocidade, mas de resistência.
● Repetir quando necessário.
● (2 Pedro 1.12) Pelo que estarei sempre pronto para
vos lembrar estas coisas, ainda que as saibais, e
estejais confirmados na verdade que já está
convosco.
● Insistir para que:
– O discípulo tenha vida pessoal com Deus.
– O discípulo tenha um testemunho pessoal.
● (2 Coríntios 12.15).“Eu de boa vontade me gastarei e
ainda me deixarei gastar em prol das vossas almas.”

6. INTEGRAR:
● Conheça o “oikos” (círculo familiar e social) do
discípulo.
● Faça visitas, construa pontes.
● Promova reuniões de testemunho.
● Procure se relacionar com estas pessoas.
– Aumentando as possibilidades de evangelismo.
– Evitando eventuais hostilidades.

7. ENVIAR:
● “Então designou doze para estarem com ele e
para os enviar a pregar...” (Marcos 3.14)
● Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a
toda criatura.” (Marcos 16.15)
● Assim como tu me enviaste ao mundo,
também eu os enviei ao mundo. (João 17:18 )
● NÃO BASTA SERMOS DISCÍPULOS, TEMOS QUE SER
DISCÍPULOS QUE FAZEM DISCÍPULOS!

5 PASSOS DE EDIFICAÇÃO:
● 1. Se conhecendo (identificando):
– Emoções expressas.
– Necessidades (falso x real)
● 2. Confrontando com amor:
– Comportamentos.
– Valores.
– Prioridades.
● 3. Ensinando:
– Oferecendo informações.
– Mostre o que dá mais glória a Deus.
– Deixando pra ele as decisões.
● 4. Encorajando:
– Para que mude valores, práticas e prioridades.
● 5. Enviando:
– Para edificar outros.

ENSINE VIDA EQUILIBRADA:
● PRATICANDO O PROPÓSITO DE DEUS DE
MANEIRA EQUILIBRADA:
– 1. INTEGRANDO NA COMUNHÃO DA IGREJA.
– 2. CRESCENDO À SEMELHANÇA DE JESUS.
– 3. SERVINDO OS IRMÃOS E TODAS PESSOAS.
– 4. FALANDO DO AMOR DE JESUS AOS
DESCRENTES.
– 5. SENDO UM ADORADOR.

1. COMUNHÃO:
● BATISMO E SANTA CEIA.
● INCENTIVANDO O ESTAR JUNTOS.
● "Portanto, vocês já não são estrangeiros nem
forasteiros, mas concidadãos dos santos e
membros da família de Deus". (Ef 2:19).
● COMPROMETENDO-SE.
● MUTUALIDADES.
– SERVIR.
– PERDOAR.
– CORRIGIR.
– INCENTIVAR.

2. SEMELHANÇA DE CRISTO:
● "Pois aquele que de antemão conheceu, também os
predestinou para serem conformes à imagem de seu
Filho…" (Rm 8:29).
● O FRUTO DO ESPÍRITO=CARÁTER
– Amor (não egoísmo, pratica atos de amor)
– Alegria (pela certeza da salvação)
– Paz (com todos)
– Longanimidade (paciência longa, tudo suporta)
– Benignidade (não julga, perdoa sempre)
– Bondade (não áspero, suave)
– Fidelidade (cumpre o que promete)
– Mansidão (humildade)
– Domínio próprio (firmeza no que crê)

3. SERVINDO:
● OFERTANDO E DIZIMANDO.
● AJUDANDO DESCOBRIR SEU MINISTÉRIO:
– Talentos naturais.
– Dons.
– Habilidades.
– Experiências.
– Inclinações do coração.
● INCENTIVANDO A PRATICA.
● I Pedro 4.10 ...servindo uns aos outros
conforme o dom que cada um recebeu,
como bons despenseiros da multiforme graça
de Deus.

4. EVANGELIZANDO:
● CONHECENDO PROFUNDAMENTE O
PLANO DE SALVAÇÃO.
● CONHECENDO O CORAÇÃO DE DEUS.
● ABRINDO OS OLHOS PARA A SEARA.
● TREINANDO (métodos e estratégias).
● ENVIANDO.
● "Vão pelo mundo todo e preguem o evangelho
a todas as pessoas" Mc. 16:15.

5. SENDO UM ADORADOR:
● AJUDANDO CONHECER DEUS
● AGRADANDO-SE DE DEUS.
● AGRADANDO DEUS.
● VIDA DEVOCIONAL.
● … que apresenteis os vossos corpos como um
sacrifício vivo, Santo e agradável a Deus, que é
o vosso culto racional." (Rm 12:1).


OS DEZ MANDAMENTOS DO
DISCIPULADOR:
● 1. OUÇA:
– O Espírito Santo.
– O discípulo.
– Faça perguntas até entender.
– Observe a linguagem corporal.
– Observe as emoções.
● 2. PREFIRA ESCLARECER DO QUE
DETERMINAR:
– O esclarecimento traz discernimento.
– Esclareça e depois deixe ele mesmo decidir.
● 3. NÃO ASSUMA RESPONSABILIDADES
PELO DISCÍPULO.
– É um risco assumir responsabilidades que são do
discípulo.
– Melhor é ensinar, para que ele mesmo decida e
resolva seu problema.
– A melhor ajuda será sua oração, seu tempo,
sabedoria e amor.
● 4. PROPORCIONE UM AMBIENTE SEGURO:
– Não apresse julgamentos.
– Deixe que primeiro ele mude seus valores.
– Lembre-se: só Deus dá o verdadeiro
arrependimento.
– Ele precisa um ambiente seguro para abrir o
coração.
– Se tiver que confrontar:
– Confronte em amor e para edificação.
– Ajunte elogios sempre que possível.
● 5. INCENTIVE O DISCÍPULO NO DESCOBRIR E ENTENDER A
A VONTADE DE DEUS:
– Ajude diferenciar princípios de Deus e regras religiosas.
– Tendo vida pessoal com Deus.
– Lendo e estudando a palavra.
– Obedecendo.
● 6. EVITE SALVAR O DISCÍPULO DE SUA ESTUPIDEZ
– Vítimas legítimas devem ser alvos do amor,
compaixão e apoio.
– Mostrar que a estupidez tem consequências.
– Sofrer as consequências pode ser útil.
– Mostrar o princípio da semeadura.
– Discernir entre ajudar ou apenas apoiar.
– Prov.19.19 Homem de grande ira tem de sofrer o
dano; porque se o livrares, terás de o fazer de
novo.
● 7. SEJA PACIENTE:
– As vezes, o discípulo ainda não conhece as causas
do seu problema.
– É preciso revelação de Deus.
– Sua paciência é a esperança do discípulo.
– Seja perseverante.
● 8. INCENTIVE O DISCÍPULO A TER NOVAS
EXPERIÊNCIAS:
– Observe os discípulos que contam sempre a
mesma experiência.
– Mostre a situação em amor.
– Encoraje novos alvos de oração, santidade, serviço
e evangelismo.
● 9. SEJA CRIATIVO:
– Use livros, filmes, jornais, etc.
– Leve seu discípulo a eventos de crescimento.
– Use novas ferramentas para o discipulado.
● 10. EVITE “QUEBRAR O GALHO”
FINANCEIRO DO DISCÍPULO:
– Se tiver direção de Deus para dar ou emprestar,
faça-o de tal maneira que ele não se torne
dependente.
– Verifique a origem das dificuldades.
– Melhor ensinar postura correta do que “quebrar o
galho”.

PROBLEMAS DA FALTA DE
DISCIPULADO:
● HB 5:12.12 ...necessitais de que se vos torne a ensinar
os princípios elementares dos oráculos de Deus, e vos
haveis feito tais que precisais de leite, e não de alimento
sólido.
1. Está propenso a se desviar com facilidade.
2. Não cresce adequadamente.
3. É presa fácil para heresia.
4. É improdutivo.
5. É uma brasa só, e logo esfriará.
6. Ser dois, é um principio divino
Prov. 4.9-10 Melhor é serem dois do que um, porque têm
melhor paga do seu trabalho. Pois se caírem, um
levantará o seu companheiro; mas ai do que estiver só,
pois, caindo, não haverá outro que o levante.